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O tempo médio que um consumidor fixa a atenção em um produto é de 2 a 10 segundos, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Nielsen. Com isso, despertar e atrair sua atenção requer a criação de ações de merchandising no ponto de venda cada vez mais diferenciadas.

Veja as principais tendências em comunicação visual nessa área.

Interatividade no ponto de venda

A troca de comunicação da marca com o público está cada vez mais em evidência nas campanhas promocionais no pdv.

Para divulgar as ofertas do dia em tempo real e fazer as alterações no conteúdo de acordo com o nível de estoque disponível, por exemplo, algumas empresas estão aposentando as sinalizações em papel e dando espaço para o digital signage. Trata-se de uma solução que permite a criação de conteúdos personalizados e projetados em monitores de LCD.

Ainda nesta linha, a RFID (tecnologia de rádio frequência) tem sido usada pelas lojas para transmitir mais informações sobre o produto e aumentar o potencial de vendas. Funciona assim: o consumidor se interessou por uma roupa própria para andar de bike. Ao colocar a etiqueta no sensor, ele recebe informações sobre as características da peça, preço, principais utilidades e disponibilidade no estoque. Além disso, ele ainda é informado sobre como combinar o uso com outros acessórios próprios para a prática do esporte. Sem dúvida, um sucesso de ação inovadora no ponto de venda.

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Materiais de pdv diferenciados

O uso de materiais diferenciados também marca outra tendência utilizada nas campanhas de merchandising. A preferência é por produtos sustentáveis, que decorem o ambiente, sem agredir a natureza. Nesse sentido, as empresas estão apostando na construção de displays diferenciados, principalmente, com a inclusão de luzes de LED. A iluminação tem sido muito bem explorada nas ações de comunicação visual como forma de evidenciar os produtos.

Essa é uma maneira de atrair o shopper por meio da estratégia de marketing visual. Neste ponto, destaque também para a utilização de hologramas nos pontos de vendas. Embora já sejam menos populares, esse tipo de ação ainda impacta o consumidor.

Personalização no atendimento

Vista como uma das marcas mais inovadoras do mundo, a Apple inovou até mesmo na forma de solucionar os problemas técnicos com seus aparelhos. A empresa criou nas lojas o Genius Bar. Um espaço com um balcão como em um bar, onde você pode levar seu aparelho para ser analisado por um técnico da empresa. Você pode marcar um horário ou esperar a sua vez. Mais uma sacada de gênio, afinal, melhor do que comprar um produto legal é saber que você terá suporte técnico no futuro para tentar solucionar algum seu problema.

Investir na comunicação visual é uma forma de aumentar as vendas e atrair a atenção do shopper. A jornada de compra do desse público se inicia a partir do momento em que ele se interessa pelo produto. E para despertar isso é importante planejar as ações de merchandising que serão utilizadas nas vitrines, nas gôndolas e corredores do ponto de venda.

Lembre-se: cada ação deve ser desenvolvida de forma a aumentar a interação desse público com a marca a estimular a compra.