SignMaker_blog-7.jpg

Quem tem o enorme desafio de criar e gerenciar ações de merchandising no ponto de venda já deve ter percebido que utilizar somente as fórmulas tradicionais de trade marketing já não surte os mesmos resultados de antes.

Isso vem acontecendo, principalmente, por conta do perfil do novo consumidor. Cada vez mais conectado, com acesso fácil à mobilidade e aos dispositivos móveis, ele está em busca de experiências diferenciadas e inovadoras no PDV, de forma que possa desenvolver e estreitar um relacionamento com a marca de sua preferência.

O shopper -esse novo importante público na cadeia de compra-  é o indivíduo que pensa, analisa e decide pela compra. Dentro de uma família, a dona de casa é um excelente exemplo de shopper. Ela é responsável por escolher as marcas de produtos de limpeza, higiene e beleza que vão ser utilizados no lar, decidir pelas roupas e calçados dos filhos, pelos itens de alimentação da família e etc.

Guia_Signmaker

Uma das principais características do shopper é analisar profundamente o impacto do custo benefício durante o processo de decisão de compra. Esse público leva em consideração a imagem e reputação da marca, preza pelo relacionamento e atendimento personalizado.

Sendo assim, dependendo da área de atuação do seu negócio é fundamental desenvolver um projeto de comunicação visual no PDV para impactar esse público-alvo.

Qual a importância do Shopper Marketing?

Foi com o intuito de suprir essa necessidade que o conceito de shopper marketing surgiu, em 2007. Trata-se do desenvolvimento de estímulos de marketing, baseados em um profundo entendimento a respeito do comportamento do shopper.  

Para isso, é importante mapear onde estão as intenções de compra e desenvolver estratégias de comunicação visual para converter a venda dentro das lojas.

O Pão de Açúcar e o Walmart são exemplos de varejistas que reformularam todo o projeto de comunicação visual de suas lojas utilizando os conceitos de shopper marketing. O principal objetivo do novo design de sinalização foi proporcionar uma jornada de compra mais lógica ao shopper, a fim de aumentar as vendas.

A Coca-Cola é outro exemplo de empresa que passou a analisar profundamente o comportamento e os hábitos do seu shopper para criar suas campanhas de comunicação no PDV e influenciar a decisão de compra.

O shopper marketing tem o objetivo de ser um elo entre o trade e o consumidor, de forma que possa fortalecer a marca e influenciar o momento da decisão de compra.

Diante disso fica a reflexão: o projeto de comunicação visual da sua marca foi desenvolvido de acordo com as necessidades e desejos do shopper?