A discussão sobre a relação da serigrafia com os processos de impressão digital já acontece há algum tempo no mercado. As principais dúvidas estão relacionadas com a viabilidade e benefícios de cada uma no projeto de comunicação visual, além dos fatores preço e qualidade.No entanto, responder essas questões com precisão não é tão simples assim. O melhor custo benefício vai depender da necessidade de cada caso. Só a partir disso que é possível definir a impressão que será feita.
Impressão serigráfica
O processo de impressão serigráfica tem como característica principal o baixo custo e a alta tiragem. Via de regra, se você tem um único arquivo (ou poucos arquivos) e um volume grande de repetições, pode-se considerar a serigrafia como a melhor opção. Isso porque ela dará agilidade no processo de produção e, provavelmente, um custo mais competitivo.
Entretanto, o processo de amostras e aprovações acaba sendo um pouco mais complicado quando se opta por esse tipo de impressão, já que para produzir uma amostra real é necessário produzir ferramentais custosos que exigem uma aprovação comercial prévia.
Impressão digital
Nos últimos anos tem havido um grande movimento da indústria em migrar seus parques de máquinas parcialmente ou totalmente para a impressão digital. Isto acontece por alguns motivos: o aumento da capacidade produtiva dos equipamentos modernos, a redução dos custos de tintas das impressoras digitais e a redução do custo de mão de obra, uma vez que a serigrafia tem mais dependência de trabalho manual e requer um maior número de funcionários.
Tudo isso, aliado aos benefícios característicos do processo digital (agilidade e flexibilidade) acaba projetando a impressão digital como um atrativo interessante para as empresas de comunicação visual.
Como a impressão é feita direta de um arquivo, sem a necessidade de telas e fotolitos, a questão da agilidade passa a ser um diferencial. O mesmo acontece com a quantidade de formatos, tamanhos e materiais que precisam ser impressos. No processo digital tudo isso passa a ser indiferente e possível de ser executado a qualquer momento.
Impressão Offset
Uma outra opção para as impressões em grandes tiragens, ou ainda quando há a necessidade de usar uma cor específica de pantone, é a impressão offset. Os pontos desfavoráveis são similares aos da serigrafia, adicionando a limitação de formato e substratos em que é possível imprimir. Porém, a qualidade final é muito boa e para grandes tiragens pode ser uma alternativa interessante.
Não quebre a cabeça sozinho para fazer a melhor escolha. Acione a empresa de comunicação visual e decidam juntos qual escolha vai trazer o melhor resultado para a impressão dos materiais de PDV .
Deixe um comentário