serigrafia.jpg

A discussão sobre a relação da serigrafia com os processos de impressão digital já acontece há algum tempo no mercado. As principais dúvidas estão relacionadas com a viabilidade e benefícios de cada uma no projeto de comunicação visual, além dos fatores preço e qualidade.No entanto, responder essas questões com precisão não é tão simples assim. O melhor custo benefício vai depender da necessidade de cada caso. Só a partir disso que é possível definir a impressão que será feita.

Impressão serigráfica

O processo de impressão serigráfica tem como característica principal o baixo custo e a alta tiragem. Via de regra, se você tem um único arquivo (ou poucos arquivos) e um volume grande de repetições, pode-se considerar a serigrafia como a melhor opção. Isso porque ela dará agilidade no processo de produção e, provavelmente, um custo mais competitivo.

Entretanto, o processo de amostras e aprovações acaba sendo um pouco mais complicado quando se opta por esse tipo de impressão, já que para produzir uma amostra real é necessário produzir ferramentais custosos que exigem uma aprovação comercial prévia.

Guia_Signmaker

Impressão digital

Nos últimos anos tem havido um grande movimento da indústria em migrar seus parques de máquinas parcialmente ou totalmente para a impressão digital. Isto acontece por alguns motivos: o aumento da capacidade produtiva dos equipamentos modernos, a redução dos custos de tintas das impressoras digitais e a redução do custo de mão de obra, uma vez que a serigrafia tem mais dependência de trabalho manual e requer um maior número de funcionários.

Tudo isso, aliado aos benefícios característicos do processo digital (agilidade e flexibilidade) acaba projetando a impressão digital como um atrativo interessante para as empresas de comunicação visual.

Como a impressão é feita direta de um arquivo, sem a necessidade de telas e fotolitos, a questão da agilidade passa a ser um diferencial. O mesmo acontece com a quantidade de formatos, tamanhos e materiais que precisam ser impressos. No processo digital tudo isso passa a ser indiferente e possível de ser executado a qualquer momento.

Impressão Offset

Uma outra opção para as impressões em grandes tiragens, ou ainda quando há a necessidade de usar uma cor específica de pantone, é a impressão offset. Os pontos desfavoráveis são similares aos da serigrafia, adicionando a limitação de formato e substratos em que é possível imprimir. Porém, a qualidade final é muito boa e para grandes tiragens pode ser uma alternativa interessante.

Não quebre a cabeça sozinho para fazer a melhor escolha. Acione a empresa de comunicação visual e decidam juntos qual escolha vai trazer o melhor resultado para a impressão dos materiais de PDV .