empresa_comunicacao_visual.jpgPara obter o melhor custo benefício na produção do projeto de comunicação visual é preciso considerar os tipos de materiais e quantidades que serão impressas. Essas informações são fundamentais para escolher o fornecedor que melhor vai atender a sua necessidade.

Se você tem a sensação de que sempre perde tempo e dinheiro pedindo cotações a fornecedores incompatíveis aos projetos dos seus clientes, veja a seguir quando procurar uma gráfica rápida e quando procurar uma empresa de comunicação visual.

Guia_Signmaker

Gráfica rápida ou empresa de comunicação visual de pequeno porte

Esse fornecedor, normalmente, aceita trabalhos sem quantidade mínima ou exige uma quantidade muito baixa. Poucos funcionários participam do processo, a empresa possui equipamentos menos industriais e menos produtivos e por isso o valor por m² acaba sendo relativamente alto.

Para quem precisa de conveniência e agilidade, essas empresas são uma boa opção. Outro diferencial é que atendem pessoas físicas.

Quando utilizar:

  • Para realizar impressões em papel (adesivos, banners, materiais de pdv), considerando o volume até 10m²;
  • Em eventos que precisam de adesivos, banners e materiais de pdv feitos na hora ou em menos de dois dias;
  • Na impressão de trabalhos pessoais, como projetos universitários, por exemplo.

Empresas de comunicação visual ou gráficas de médio e grande porte

As empresas de comunicação visual ou gráficas de médio e grande porte possuem um processo produtivo bem definido. Cada etapa da produção gráfica conta com profissionais especializados – atendimento, pré-impressão, impressão, corte, acabamento, instalação, faturamento, entre outros, o que é essencial para garantir uma eficiência operacional que resultará o bom atendimento e a qualidade final.

Outro diferencial é que esse fornecedor utiliza equipamentos industriais mais rápidos e de menor custo operacional. Como na maioria das vezes possuem mais de uma máquina, conseguem imprimir uma grande tiragem de materiais com confiabilidade e num curto espaço de tempo.

Para dar o “start” na produção gráfica de empresas de comunicação visual, normalmente, o valor dos pedidos mínimos de impressão varia entre R$ 300 e R$ 1.000. No caso de instalação de peças de campanhas de merchandising no pdv, esse valor mínimo pode variar entre R$ 400 e R$ 800.

A melhor maneira de conseguir um valor por m² mais competitivo é imprimir tiragens superiores a 50m². Além disso, é importante lembrar que esse tipo de empresa presta serviço somente a pessoas jurídicas.

Quando utilizar:

  • Na impressão de grandes tiragens de banners, adesivos e materiais de pdv (tiragens de 500, 1.000, 5.000, 20.000 peças);
  • Em campanhas de merchandising no pontos de venda localizados em diversas cidades ou estados (que geralmente têm uma tiragem maior). Com um fornecedor único você consegue garantia de confiabilidade, padronização da identidade visual e fidelidades de cores – atente-se na seleção de um fornecedor capacitado para esta execução;
  • Para trabalhos que necessitem do processo de logística e instalação, principalmente se a ativação da campanha for feita simultaneamente em diversas lojas;
  • Em projetos que contemplem a produção de diversas peças diferentes, exigindo tecnologias de impressão e acabamentos diferenciados. 

Agora você já sabe quando acionar o fornecedor que vai apresentar o melhor custo benefício para seu projeto. Não perca mais tempo fazendo a escolha errada.