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Uma tática que vem sendo cada vez mais usada nas ações de merchandising no ponto de venda é a aplicação do conceito de marketing sensorial. Quem nunca ouviu dizer que se conquista o parceiro pelo estômago ou que o cheiro é capaz de despertar as mais intensas recordações?

É partindo desse princípio que as marcas estão inovando nas campanhas de merchandising no pdv e aguçando os sentidos humanos com as mais diferenciadas estratégias de marketing promocional.

 

Além da visão

Para conquistar o shopper, é preciso ir além da experiência visual e buscar alternativas para envolvê-lo diretamente com a marca. Para explicar o funcionamento da primeira promoção multimarcas da Johnson&Johnson (1), junto com a Fundação Gol de Letra, a empresa criou uma ação em que displays com presença de sensor foram instalados nos pontos de vendas e disparavam uma mensagem do ex-jogador Raí, presidente da ONG, com a explicação sobre a campanha. Curiosas com a iniciativa, as pessoas paravam para ouvir a gravação e acabavam ficando por dentro do assunto.

A Mellitta foi outra marca que contou com o olfato para despertar o desejo no consumidor. A empresa utilizou um aromatizador de ambientes para recriar a ideia de “café feito na hora” e, assim, valorizar seu café instantâneo.

O mesmo foi feito pela empresa americana Dunkin’ Donuts (2), que há alguns anos, na Coreia do Sul, fez os passageiros de algumas linhas de ônibus passarem por uma deliciosa experiência olfativa e auditiva. A fim de promover que a clássica loja das rosquinhas também tinha um café delicioso, a cada vez que a propaganda da empresa era transmitida pelo rádio, um difusor de aromas com o aroma da bebida era ativado.  

Planejamento e estratégia

Entretanto, para um resultado de sucesso é preciso planejar assertivamente as ações. Utilizar recursos auditivos em lugares muito barulhento não vai surtir o efeito esperado. Da mesma forma, que utilizar aromatizadores em ambientes muito abertos também não é uma boa estratégia.

Por isso, ao planejar as ações de marketing sensorial no PDV leve em consideração as diversas variáveis da sua marca e alinhe com o fornecedor de comunicação visual a escolha mais adequada.

Guia_Signmaker

Fonte 1: https://adnews.com.br/adarticles/ver-ouvir-sentir-tocar-quais-os-sentidos-da-sua-marca.html                                                                                                                      Fonte 2: http://www.freeshop.com.br/blog/promocoes/pdv-promocoes/quando-o-pdv-e-o-diferencial-da-sua-marca-3                                                                                     Créditos da Imagem: http://www.raisingthevolume.com/radio-smell/