Blog_Signmaker.jpgMesmo diante do atual cenário de retração econômica que o País está enfrentando, o comércio eletrônico vem registrando crescimento significativo. De acordo com a previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve crescer 18% este ano em relação a 2015 e faturar R$ 56,8 bilhões. Em 2015, o varejo online cresceu 22% em relação ao ano anterior e obteve um faturamento de R$ 48,2 bilhões.

Sem dúvida esse resultado é reflexo de dois pontos extremamente importantes: alta conectividade e mudança no comportamento do shopper, que diante do avanço da tecnologia, está muito mais propenso a fazer suas compras por meio da internet.

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Mas isso não quer dizer que as compras nos pontos de vendas serão exterminadas. Pelo contrário. As lojas físicas proporcionam ao cliente algo que a internet não consegue: experiência por meio dos seus cinco sentidos – visão, audição, tato, paladar e olfato.

A importância de uma boa estratégia de merchandising no PDV

Dessa forma, torna-se ainda mais essencial investir em ações diferenciadas de comunicação visual no ponto de venda para despertar o interesse do shopper. As marcas precisam abusar da criatividade e criar campanhas de merchandising para se mostrarem presentes dentro das lojas.

Hoje em dia, é possível investir em materiais de PDV diferenciados, como os sustentáveis, por exemplo, e planejar ações que proporcionem ao shopper uma experiência única e positiva, de modo que o impulsione a adquirir o produto.

O ponto de venda é a maneira direta da marca se relacionar com o consumidor e fortalecer a presença em seu mind set. Diante disso, é importante se preocupar com cada detalhe.

Por exemplo, se o seu produto é voltado para o público infantil, crie uma campanha no PDV para conquistar a atenção desse público-alvo. Coloque os produtos numa altura em que a criança consiga pegar, abuse das peças coloridas e interativas espalhadas pela loja e crie um ambiente que o faça desejar o seu produto mais do que tudo dentro do ambiente.

Comunicação visual digital

Em um mundo cada vez mais conectado é fundamental buscar alternativas para se relacionar com o shopper e proporcionar experiências personalizadas com a sua marca. Por isso, você pode também investir em sinalização digital. Ao utilizar o recurso de digital signage, por exemplo, você pode criar uma campanha que sugira ao consumidor onde pode utilizar os produtos expostos no PDV.

Vamos imaginar que em uma loja de conveniência sofisticada você queira apresentar um novo produto alimentício. Para isso, você pode utilizar monitores para transmitir conteúdos personalizados e aumentar a chance de venda dos produtos em destaque.

Os supermercados e grandes varejistas também já estão sendo utilizados monitores com conteúdo digital signage para anunciar as ofertas do dia, oportunidades imperdíveis e até mesmo mensagens especiais aos clientes.

A tecnologia touch screen é outra aposta do varejo. Lojas como a FNAC e a Fast Shop disponibilizam a consulta de seu catálogo eletrônico nestes equipamentos, facilitando o acesso do cliente aos itens disponíveis na loja. Já para a realização de campanhas promocionais, o QR Code tem tido uma aderência para ativação das promoções.

O merchandising no PDV é uma poderosa ferramenta de marketing dos varejistas. Quando aplicado corretamente, tem a missão de integrar a função de vender com a promoção dos produtos.

E para desenvolver a estratégia certa para sua marca é importante compreender os desejos e necessidades do shopper. Sem conhecer o real interesse do decisor de compra, dificilmente, você implementará uma estratégia assertiva no PDV.

No próximo post vamos dar dicas dos materiais e estratégias de merchandising que compõem uma campanha no PDV para aumentar as vendas do seu produto. Acompanhe.