SignMaker_blog-6.jpgA era digital vem revolucionando o mercado de produção gráfica e isso não é novidade. Até pouco tempo não se ouvia falar em sinalização digital (digital signage) ou impressão UV com lâmpadas de LED e se for um pouco mais além, nem mesmo impressões em grandes formatos para projeto de comunicação visual no PDV.

Realmente, houve um avanço considerável em recursos gráficos, se comparado com as tecnologias analógicas do passado. Mas qual será o futuro da produção gráfica?

Saber para onde caminham as tendências do mercado de impressão é um passo importante para conseguir negociar corretamente com os fornecedores e criar projetos de comunicação visual inovadores.

Tecnologia de impressão digital

A tecnologia de impressão digital está ganhando espaço por conta do aumento da capacidade produtiva dos equipamentos modernos, redução dos custos de tintas e aumento da produtividade, o que gera mais agilidade no processo.

Guia_Signmaker

Atualmente, existe a possibilidade de usar a impressão digital para pequenos e grandes formatos. Nas gráficas rápidas, por exemplo, utiliza-se essa tecnologia para a impressão de pequenas tiragens, provas de impressão e impressão de dados variáveis. Ela também é uma ótima escolha se você estiver com o prazo apertado e não puder esperar pela impressão offset ou serigrafia.

Para a impressão digital em grandes formatos no formato digital, o mais recomendado é que seja utilizada a tecnologia UV, que permite que a impressão ocorra em uma grande variedade de substratos, sejam eles flexíveis, rígidos, lisos ou ásperos, ou até mesmo a tecnologia Látex, que tem uma grande apelo ecológico, uma vez que a tinta possui certificação ambiental.

Integração entre mídias digitais e produção gráfica

Outra tendência que vem sendo observada no mercado é ao avanço da tecnologia digital. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Censo Fespa, mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo. Além disso, 36% dos entrevistados afirmaram que essas tecnologias já fazem parte do negócio e 31% planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fique de olho nesta tendência e agregue valor ao seu projeto de comunicação visual com a inclusão da sinalização digital. O futuro já está aí.