briefing_signmaker.jpg

Na ansiedade de correr contra o relógio para dar conta de tudo, é comum que a etapa de preparar o briefing para a empresa de comunicação visual tenha baixa prioridade. Afinal, já faz tempo que você trabalha com esse parceiro.Se você age dessa forma, está na hora de rever seu posicionamento. Cada projeto de comunicação visual é único. Por melhor que seja seu relacionamento com o fornecedor, é sempre válido reservar um tempo para alinhar o job e se certificar de que ele não ficou com nenhuma dúvida.

Fique de olho em quais momentos podem surgir os problemas e evite que isso aconteça.

Omissão de informações

Há semanas você vem “respirando” a criação do projeto de comunicação visual e acaba achando que todos estão na mesma sintonia que você. Como ocorreram poucas mudanças em relação à última campanha, você passa um direcionamento geral para a empresa de comunicação visual e esquece de enfatizar, por exemplo, que os adesivos seriam sem verniz. Ok, é uma falha tolerável, mas que poderia ser evitada, se todas as informações fossem alinhadas corretamente.

merchandising_pdv_horizontal

Problemas com prazo de entrega

Um dos erros mais comuns é montar o cronograma esquecendo de considerar o prazo do fornecedor. É possível que você tenha considerado um prazo padrão, mas esqueceu que o projeto, dessa vez, requer mais cuidados devido a detalhes nos acabamentos das peças. Sempre valide o tempo que será necessário para a execução do projeto.

Cores e materiais diferentes do que foi planejado

Quando falta dedicação no processo de briefing, você deixa de apresentar ao fornecedor exatamente os tipos de materiais e tonalidades que compõem o manual de identidade visual da sua marca. E isso, com certeza, favorece o surgimento das falhas. Para evitar essa situação, procure entregar amostras impressas das cores, pantones e materiais que deseja contemplar em seu projeto. Isto economizará tempo de desenvolvimento e idas e vindas de provas de cores.

Parece simples? E é mesmo. Basta ter mais atenção na etapa do briefing com a empresa de comunicação visual para evitar retrabalho e custos desnecessários.