blog_signmaker-2.jpgBuscar uma diferenciação em meio a tantos produtos similares no ponto de venda é o principal desafio dos profissionais que planejam campanhas de merchandising no PDV. E para conseguir destacar a marca é necessário abusar da criatividade na elaboração dos materiais de PDV, além de aplicar boas práticas para o posicionamento corretos dos produtos nas gôndolas.

Por exemplo, se na sua campanha de trade marketing está prevista uma ação promocional, invista em comunicação visual para deixar claro essa mensagem ao shopper. Você pode criar adesivos ou wobblers para comunicar os descontos e colocar os produtos em displays diferenciados para chamar a atenção.

Já se a marca fará o lançamento de uma nova coleção, o ideal é caprichar na decoração da vitrine e elaborar campanhas que despertem o desejo do consumidor. Uma opção é investir em materiais geométricos. Displays coloridos no formato de cubo, círculos e formatos diferenciados costumam ter bastante impacto.

merchandising_pdv_horizontal

Porém, se o produto for exposto numa loja multimarca, o recomendado é deixar a timidez de lado e buscar uma maneira de destacar a marca no PDV. Se o seu público é infantil, por exemplo, é comum a utilização de cores fortes e primárias, com a utilização de linguagens e materiais específicos, como personagens clássicos do universo infantil ou a criação de mascotes.

Materiais de PDV

Veja abaixo algumas ideias de como pode inovar na aplicação dos materiais de PDVs;

Adesivos: uma maneira de criar um ambiente diferenciado é investir no uso de adesivos no chão.

Você pode optar por revestir o piso e criar um cenário de acordo com sua estratégia de trade marketing. O resultado deste tipo de adesivação costuma ser perfeita quando é utilizada a impressão UV, tecnologia que permite a impressão de qualidade e alta resolução em qualquer superfície plana.

Além disso, o adesivo ainda pode ser usado para revestir balcões, vitrines, freezers, mobiliários de recepção e delimitar espaços e ambientes.

Banner: embora muito comum nas campanhas de merchandising, esse recurso pode ser uma excelente opção para destacar as promoções no PDV, por exemplo. Ele também é muito usado para ajudar na localização dos produtos.

Cubos promocionais: é muito indicado para decorar vitrines, já que possui um apelo visual interessante e você pode abusar na forma de composição no ponto de venda.

Totem: se a sua campanha conta com personagens, a ideia de reproduzi-los em totem é muito positiva para buscar o engajamento do público-alvo. Hoje em dia, já existem versões 3D deste material.

Faixa de gôndolas: esse material costuma ser usada por marcas que querem personalizar o produto no PDV.

Móbiles: também possui um efeito decorativo interessante, já que são pendurados em gôndolas ou no teto para atrair a atenção do shopper.

A comunicação visual no PDV é, sem dúvida, uma peça fundamental para o sucesso das ações de trade marketing e de vendas dos produtos.

Entretanto, sabemos que não é fácil inovar constantemente. Por isso, busque o apoio de uma empresa de comunicação visual que tenha expertise para ajudá-lo com ideias diferenciadas e executar materiais de alta qualidade.