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Imagine que uma famosa marca de tênis vai lançar um novo produto e, para anunciar o lançamento, criou uma ação inovadora de merchandising no ponto de venda com materiais de pdv delicados e diferenciados.O resultado final ficou fantástico e superou as expectativas dos envolvidos. Porém, a agência não deu o devido valor a etapa de positivação e não ponderou corretamente se a instalação seria feita pela empresa de comunicação visual ou pelos VMs (visual merchandising) das lojas e, na última hora, ficou decidido que cada estabelecimento faria a instalação do material de pdv.

Adivinha o que aconteceu?

Erros que podem ocorrer na instalação

Sem receber a orientação necessária e sem os manuais de positivação, os responsáveis acabaram aplicando os adesivos na vitrine sem limpar corretamente a superfície e isso fez com se formassem bolhas nas peças. Como estavam sem o manual de identidade visual completo também ficaram em dúvida sobre a disposição correta de cada item e isso fez com que a campanha perdesse o padrão entre as lojas.

Será que os shoppers reparam nestas falhas? Com certeza!

Esse tipo de erro faz com que a credibilidade do projeto e da marca fique abalada, mesmo que inconscientemente – além de comprometer toda a sofisticação e inovação da campanha de trade marketing.

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O fato é que qualquer falha no processo de montagem e instalação dos materiais de pdv pode colocar em risco o sucesso do projeto.

Mas sempre há uma saída

Alguns tipos de campanha de merchandising no pdv são simples de serem instaladas e não precisam de um fornecedor especializado. Basta escolher os materiais corretos na hora de produzir, de modo a facilitar ao máximo a instalação. Portanto, é importante ponderar o grau de complexidade do seu projeto e fazer uma escolha consciente.

Por exemplo, os displays simples de mesa e os wobblers podem ser colocados pela própria equipe da loja. Já os adesivos precisam de alguns cuidados para que nada saia errado. Se não há outra alternativa, procure por materiais que possam ser manuseados mais facilmente por leigos.

No caso de optar pela instalação própria, compartilhe o manual de identidade visual completo com todas as lojas. Neste material é importante ter um book com referências do projeto montado com imagens do antes e depois e orientações com passo a passo de montagem para todas as etapas.

Destinar um profissional para acompanhar a instalação em cada estabelecimento também é uma medida que ajuda a evitar as falhas e garantir o cumprimento do que foi planejado.

Agora se você não quer ter esse tipo de preocupação e prefere reduzir os riscos de erros, delegue a função para a empresa de comunicação visual. Se você tem um fornecedor experiente nesse tipo de situação e preparado para fazer a positivação de campanhas em todo o país, dentro do prazo determinado, sem dúvida, é o melhor caminho.

Caso essa seja a sua opção, coordene o processo com todas as lojas e certifique-se de que todos estão na “mesma página” em relação ao prazo da instalação e os cuidados prévios. Não esqueça também de avisar o shopping e passar as coordenadas para a empresa de comunicação visual.

O mais importante é garantir a excelência da sua campanha de merchandising no ponto de venda.