SignMaker_blog-5.jpg

A qualidade dos materiais de PDV é o grande diferencial de um bom trabalho de trade marketing. Não adianta ter uma excelente ideia, se a execução do projeto não for boa. Porém, o cuidado com os materiais de comunicação visual não se limitam apenas ao processo de produção. Preocupar-se também com a a logística, transporte e instalação do material de PDV faz toda a diferença no resultado final.

Imagina, por exemplo, que você precisa dar continuidade na positivação em diversas lojas e, assim, que os materiais chegam ao local eles estão quebrados por conta da falta de cuidado durante o transporte. Não dá nem para imaginar uma situação como essa, não é?

Mas é possível adotar algumas medidas preventivas para evitar esse tipo de situação.

Se o projeto de merchandising no ponto de venda conta com a utilização de materiais delicados como o acrílico, que risca facilmente, você deve protegê-lo corretamente e solicitar à transportadora que tenha um cuidado especial durante o transporte.

merchandising_pdv_horizontal

Proteger os cantos das peças também é importante, já que isso evitar amassar e trincar o material. No caso da aplicação de adesivos é preciso evitar o atrito durante o transporte para não danificar a imagem. O mesmo deve ser feito com os displays, já que podem amassar ou entortar no transporte.

De olho na logística

Outra etapa que merece uma atenção especial para que tudo corra conforme o planejamento é o processo de distribuição. Por isso, tenha em mente se o material de PDV deverá ser despachado diretamente pela empresa de comunicação visual ou não? Dependendo da sua escolha, você deve ajustar os processos para que a entrega seja feita corretamente.

Também se certifique se a instalação será feita pelo fornecedor de comunicação visual. Se sim, não esqueça de se atentar às autorizações de shoppings. Normalmente, estes estabelecimentos exigem que as solicitações sejam enviadas com 48 horas de antecedência e o processo é burocrático.

Não esqueça de verificar se precisará de um operador logístico. Em caso positivo, consulte as regras de entregas dos operadores logísticos. É importante que o processo seja claro e que não permaneça nenhuma dúvida referente ao transporte dos materiais. Uma entrega feita em Manaus, por exemplo, merece uma atenção especial, já que a fiscalização é rígida e qualquer erro no documento fiscal pode reter a carga por vários dias.

Todos esses detalhes devem ser considerados no seu planejamento. O ideal é que você crie planos B e até C para resolver os possíveis contratempos e não ser pego de surpresa.