gestao_projetos_no_pdv.jpgImagine que a campanha de trade marketing a qual você é responsável foi aprovada e o lançamento nacional nas 40 lojas ocorrerá em quinze dias. Nesse espaço de tempo você precisa brifar a empresa de comunicação visual, negociar o melhor preço e ainda buscar parceiros para realizar a produção gráfica em outros estados.

Como seu cliente tem apenas uma loja em Recife, duas em Salvador, uma em Porto Alegre, duas no Rio de Janeiro e as demais espalhadas no Centro-Oeste, São Paulo e Minas Gerais, com certeza, o poder de barganha com os fornecedores das localidades com menos lojas será comprometido.

Nos estados com poucas lojas para serem ativadas, provavelmente, esse projeto será um job de baixa importância para os fornecedores locais, o que, sem dúvida, pode comprometer a qualidade final e gerar variações e distorções na aplicação de cores e tipos de materiais.

Como resolver?

Quando a campanha de merchandising tem alcance nacional, o desafio de trade marketing torna-se ainda maior. Nada pode dar errado, principalmente a padronização da identidade visual dos materiais de PDV. Além disso, toda a campanha deve ser lançada, sem atrasos, no mesmo dia em todas as localidades.

A melhor alternativa é considerar a gestão centralizada com uma única empresa de comunicação visual.

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Ao concentrar a demanda gráfica com um único fornecedor você ganha em custo benefício, segurança e na qualidade final, já que terá a uniformização de cores e materiais nas peças do PDV e o comprometimento de positivação em todas as lojas ao mesmo tempo.

Sem contar que ainda tem a facilidade de fazer a gestão única do projeto. Ao falar apenas com uma única empresa de comunicação visual é possível ter uma economia considerável de custos e tempo.

Fazendo a escolha certa

Para não colocar em risco seu projeto de merchandising ao centralizar com um único fornecedor é importante levar em consideração alguns pontos:

  • Avalie a tecnologia disponível do fornecedor na sede e nas demais localidades;
  • Peça referências de projetos realizados em outros estados;
  • Certifique-se de como funciona o modelo de parceiros do fornecedor. É importante saber se estão preparados para a produção e instalação;
  • Cheque se ele envia relatórios fotográficos de conclusão da obra num curto espaço de tempo. Como você não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, esse relatório é a sua garantia de que tudo ocorreu como deveria.

Centralizar o projeto em apenas um fornecedor pode trazer muitas vantagens ao seu projeto. Mas é fundamental acertar no fornecedor. Avalie se o fornecedor terá capacidade, alcance e qualidade para realizar o projeto em questão.