Post3.png

Quando as campanhas de merchandising no ponto de venda são realizadas em múltiplas localidades logo vem a sensação de que algo dará errado. Afinal, são muitos processos e pessoas para gerenciar, envolvendo culturas e pessoas diferentes.

Se você pensa dessa forma, deixe o pessimismo de lado. Com um bom planejamento tudo pode dar certo.

Identifique o que pode dar problema

Dê um passo para trás e mapeie as possibilidades de erro ao longo do processo de execução da campanha. Leve em consideração desde a etapa de produção gráfica dos materiais de pdv até a instalação.

Um exemplo de contratempo que pode ocorrer e atrasar o lançamento da campanha de merchandising é quando o projeto de comunicação visual foi desenvolvido para anunciar um novo produto da marca, como um tênis, por exemplo, mas por conta de problemas de distribuição e logística da empresa, o tênis não chegou em três lojas das 60 lojas da marca no Brasil.

Com isso, quando o fornecedor de comunicação visual chega para fazer a instalação dos materiais de pdv, os gerentes das lojas não autorizam a montagem, pois não têm o produto disponível.

cta-horizontal-signmaker-shopper

O que fazer nesse caso?

Para evitar que isso aconteça, a melhor saída é enviar com antecedência um comunicado para todos os lojistas avisando e alinhando sobre o processo de instalação dos materiais de pdv. Dessa forma, se houver algum tipo de problema com a disponibilidade do produto no estoque, há tempo hábil de resolvê-lo da melhor forma e não comprometer a execução da estratégia de trade marketing.

Comunicação visual fora de padrão

Outra situação que pode ocorrer é em relação à falta de padronização dos materiais de pdv em todas as lojas. Isso acontece, principalmente, quando a empresa utiliza diversos fornecedores para a impressão das peças. O que nota-se com frequência é diferença nas tonalidades das cores, por exemplo.

Existem os casos que o próprio gerente da loja opta por instalar os materiais, afinal, na sua visão é apenas um adesivo. Como ele não tem a habilidade de manusear o produto, pode acabar danificando a peça ou ainda instalando de forma incorreta.

Como evitar esse tipo de problema?

Centralizar a produção gráfica dos materiais de pdv com um único fornecedor que tenha capacidade de entrega nacional é, sem dúvida, o cenário ideal. Você vai lidar diretamente com uma única pessoa, que manterá a fidelidade de cores e materiais utilizados em todas as praças. Para garantir que a instalação saia como o esperado, a empresa destinado um profissional para acompanhar o processo e envia relatórios fotográficos a cada etapa finalizada, em todas as lojas. Processo pra lá de eficiência no gerenciamento de instalação.