fornecedor_comunicacao_visual-1.jpg

Ter uma boa ideia para a campanha de merchandising no ponto de venda é fundamental para aumentar as chances de venda do produto. Porém,  preocupar-se com a execução do projeto de comunicação visual também é um ponto de extrema atenção. Isso porque durante essa fase podem surgir imprevistos com o fornecedor que, se não bem gerenciados, colocam em risco o prazo de entrega e qualidade dos trabalhos.Os atrasos e imprevistos podem ocorrer por diversos motivos. Por exemplo, o fornecedor acabou não tendo capacidade para atender o projeto, terceirizou parte da produção, a máquina quebrou, ou ainda houveram muitas mudanças no meio do caminho e o projeto acabou ficando com um escopo muito maior.

De qualquer forma, comprometer o projeto depois de ter sua campanha aprovada, parece um filme de terror, não é? E saiba que os problemas com fornecedores que prometem e não entregam no prazo é mais comum do que se imagina.

Prevenindo possíveis dores de cabeça

Um dos contratempos que pode surgir quando não se escolhe adequadamente a empresa de comunicação visual são os atrasos por baixa capacidade de equipamentos ou tecnologia.

Se o fornecedor não possuir os hardwares necessários para a execução de qualidade, como máquina de impressão digital ou não estiver atualizado sobre os processos de impressão UV, por exemplo, a chance da qualidade final ficar aquém do esperado é grande.

Além disso, é importante conhecer a estrutura do parque tecnológico da empresa de comunicação visual. Caso o fornecedor só possua uma máquina de impressão offset e digital vale entender com ele qual o procedimento no caso de o equipamento quebrar, por exemplo, ou ficar incapacitado por algum motivo.

É importante também saber como ele procede em caso de manutenção das máquinas. O processo será terceirizado? Ou estão preparados para atender o cliente in house, em qualquer situação?

merchandising_pdv_horizontal

Tecnologia como grande diferencial

Questione o fornecedor sobre as tecnologias que são usadas pela empresa de comunicação visual. É importante saber isso para ter a dimensão dos tipos de projetos que pode terceirizar com ele.

Caso a empresa não trabalhe com a impressão UV, por exemplo, você já sabe que não poderá contar com ela para as peças de merchandising mais sofisticadas.

Encontrar fornecedores capacitados e preparados para atender demandas especiais não é simples. Mas vale o empenho em certificar-se sobre a capacidade produtiva do parceiro. Tudo isso influencia no prazo de entrega, principalmente se o fornecedor terceirizar o trabalho. Acompanhe de perto e garanta a qualidade do seu projeto de merchandising.