merchandising_no_pdv.png

Já foi o tempo em que as ações de merchandising no pdv limitavam-se apenas às vitrines e displays estáticos. A tecnologia evoluiu e fez com que ocorresse uma forte mudança na forma como o consumidor deseja se comunicar com a marca.

Uma pesquisa realizada pelo InfoTrends apontou que 20% dos compradores de comunicação visual e de outras aplicações em grandes formatos têm usado os códigos QR e outros elementos interativos de mídia em seus displays e que, desses, mais de 90% planejam continuar usando esses elementos interativos.

Isso mostra que a interatividade do cliente com a marca é um caminho sem volta.

O que tem de inovador?

Para conquistar o interesse do shopper, as marcas estão inovando nas ações de merchandising no pdv. Exemplo disso é a utilização da tecnologia de digital signage nas lojas. Quando os monitores transmitem conteúdos personalizados, aumenta-se a chance de venda dos produtos em destaque.

Os supermercados e grandes varejistas também já estão utilizando monitores com digital signage para anunciar as ofertas do dia, oportunidades imperdíveis e até mesmo mensagens especiais aos clientes.

Outra tendência que vem sendo usada principalmente nos pontos de venda do exterior é o espelho mágico*. Trata-se da colocação de um monitor na cabine do provador que reflete a imagem do cliente com a roupa escolhida para provar. Funciona assim: quando o cliente entra no provador com as peças escolhidas, automaticamente, o espelho faz a leitura dos itens e projeta sua imagem vestida com a roupa.

Facilidade na busca e promoções interativas

A tecnologia touch screen é outra aposta do varejo. Lojas como a FNAC e a Fast Shop disponibilizam a consulta de seu catálogo eletrônico nestes equipamentos, facilitando o acesso do cliente aos itens disponíveis na loja.

Já para a realização de campanhas promocionais, o QR Code tem tido uma alta aderência para a ativação das promoções.

A interatividade no ponto de venda é uma tendência que veio para ficar. Converse com uma empresa de comunicação visual e veja como inovar na criação dos materiais de PDV. 

merchandising_pdv_horizontal

 * http://pt.slideshare.net/onegociodovarejo/ondv-evento-080414dagobertohajjartendnciastecnolgicaseainteratividadenopdv

Fonte imagem: http://www.royaltalks.com.br/out-of-home/hiut-denim-co/