signmaker_blog-14.jpg

Quem trabalha com comércio sabe que as datas comemorativas são uma excelente oportunidade para aumentar as vendas. Nacionalmente, temos cinco eventos que são considerados os mais importantes pelos varejistas: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Além desses, também temos a Black Friday, período em que o comércio oferece descontos e liquidações. Segundo a ClearSale, em 2015, foi movimentado R$ 1,5 bilhão em vendas nesta época do ano.

Porém, da mesma maneira que a demanda é grande, a concorrência também se torna mais acirrada. Afinal, todos estão em busca de bater as metas.

merchandising_pdv_horizontal

Uma maneira de sair na frente e atrair visibilidade para a loja ou produto é investindo nas ações de merchandising no ponto de venda.

Criatividade em ação

Para comunicar as promoções de Black Friday, por exemplo, vale investir em elementos de comunicação visual como banners, displays, wobblers e peças diferenciadas para destacar os descontos e chamar a atenção do shopper. Também é importante considerar a criação de ambientes personalizados para deixar os produtos em destaque.

Em períodos como o Dia das Crianças uma boa estratégia é organizar as vitrines com os brinquedos mais procurados, além de decorar o interior da loja com displays de personagens.

Uma outra maneira de potencializar as vendas é acompanhar o calendário das cidades que a marca está presente. Eventos esportivos e festas temáticas também são uma ótima oportunidade para trabalhar a comunicação visual no ponto de venda.

Treine a equipe

Um ponto importante (e esquecido algumas vezes) é o treinamento adequado da equipe para atender a demanda nessas situações.

Por isso, reúna os vendedores e apresente as ações de merchandising que estão planejadas para esse período. Informe-os sobre a estratégia que será adotada e deixe que eles também se envolvam nas ações.

A melhor forma de tirar proveito do calendário varejista é criar um cronograma com as datas comemorativas e da sua cidade. Assim, fica mais fácil planejar a criação de materiais de PDV inovadores e diferenciados para atrair novos clientes.

Não esqueça também de atualizar com frequência a comunicação visual do estabelecimento. Isso, com certeza, gera credibilidade.