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Quando você quer comprar um produto qual é a primeira atitude que toma? Provavelmente você respondeu que pesquisa na internet e busca referências de usuários sobre o objeto de compra, não é? Assim como você, seus clientes também agem da mesma maneira.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Media, 92% dos internautas utilizam a grande rede para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra. Isso mostra que os consumidores estão constantemente monitorando as marcas na internet. Ainda segundo o Ibope, 92% dos usuários de internet pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços em websites, e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.

materiais sustentaveis no pdv

Outro fato curioso apontado nessa pesquisa foi que 50% dos shoppers já mudaram de opinião sobre uma suposta aquisição baseando-se em uma avaliação negativa dos próprios usuários na internet, e 28% decidiram uma compra em função de avaliações positivas de outros compradores em fóruns.

E é aí que surge a pergunta: como está o posicionamento da sua marca nos canais sociais? As estratégias de marketing digital refletem as ações de merchandising no ponto de venda?

Integração do marketing digital com a comunicação no PDV

Para impulsionar a venda de seus produtos é fundamental contar com estratégias integradas de marketing digital e merchandising no ponto de venda. Uma maneira de valorizar o trade marketing é ao usar os canais sociais como facebook e instagram para comunicar o lançamento de uma nova campanha.

Ao fazer isso, você pode, inclusive, trabalhar com cupom de desconto para potencializar o interesse do shopper e aumentar as chances de vendas. Além de fortalecer a marca, com certeza, estará estreitando relacionamento com o público-alvo.

Para incrementar a comunicação visual no PDV, uma boa sacada é contar com a inclusão de materiais tecnológicos como, por exemplo, o digital signage. Quando você passa a usar a estratégia de merchandising em monitores, está aumentando a possibilidade de engajamento com o consumidor.

Muitos estabelecimentos já vêm adotando essa estratégia. É o caso, principalmente, dos supermercados e lojas multimarcas, que passaram a fortalecer a campanha de merchandising no ponto de venda com o apoio de recursos visuais.

Um ponto importante para alcançar o resultado final esperado é definir indicadores para medir o retorno de cada ação. Sem fazer isso, fica difícil mensurar a qualidade do trabalho e até mesmo corrigir possíveis rotas no meio do caminho.

Renda-se ao marketing digital e inove as ações de merchandising no ponto de venda.

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