pdv_signmaker.jpgOs PDV’s sempre foram uma das partes mais importantes na cadeia de marketing e vendas das empresas de varejo. Com o avanço da tecnologia e da criatividade, os formatos e substratos dos materiais promocionais, tais como banners, displays, totens, wobbler, móbiles, entre outros, estão cada vez mais diferenciados e exploram novas formas de produção.

Veja alguns exemplos de ações diferenciadas de merchandising e tendências no ponto de venda:

Falcon Board e outros materiais sustentáveis no PDV

A onda de sustentabilidade e a necessidade de reduzir custos trouxeram a necessidade de criar peças com materiais baratos sem deixar de cumprir o principal papel no ponto de venda, atrair o consumidor.

Um exemplo disso é o Falcon Board. Apesar de sua base ser o papelão, é um material mais inovador e alia resistência ao volume, já que está disponível em espessuras muito maiores do que o papelão. Pode ser usado para a elaboração de paredes, mobiliários, tetos, painéis e displays, mantendo o apelo ecológico e permitindo novas aplicações.

Acrílico com impressão UV

O acrílico é uma boa pedida para displays e peças em ponto de vendas, já que permite diferentes formatos e tamanhos.

Recentemente, uma multinacional do setor de calçados esportivos usou uma estratégia criativa para divulgar seu lançamento para praticantes de tênis. A marca desenvolveu um display em acrílico cristal, com impressão UV, e seu interior era todo preenchido com bolas de tênis de verdade. O calçado ficava exposto no topo da peça, chamando a atenção dos consumidores pela maneira diferente da apresentação.

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Baixo relevo e acrílico neon

Uma outra ideia para PDV bem diferente foi o desenvolvimento de um display no formato de um aquário. Neste caso, a construção foi feita à base de um acrílico neon de 15mm, com rebaixos e iluminação em led. A combinação do acrílico neon com o rebaixo feito em router  trouxe grande destaque aos detalhes do display. A iluminação percorre todas as linhas em baixo relevo e a água (de verdade!) em movimento no interior do display dá um efeito realmente diferenciado à peça.

Novos formatos de comunicação visual também nas gôndolas

Com a ampla oferta de produtos e a competição cada vez mais acirrada das marcas, os espaços e as gôndolas dentro de supermercados, por exemplo, estão cada vez mais disputados. Para diferenciar-se da concorrência, as marcas buscam inovar não apenas no produto em si, mas também na comunicação. Muitas vezes, a comunicação é o grande diferencial entre as marcas!

Essa inovação acontece desde a construção de stands e espaços exclusivos dentro do mercado até a comunicação tradicional das gôndolas feita através de stoppers, wobblers, faixas de gôndola, adesivos e móbiles. Essas peças podem ser construídas com materiais diferenciados, em formatos com cortes especiais e combinação de cores diversas para atrair a atenção do consumidor.

Neste ponto, a tecnologia de impressão digital UV permite a impressão nos mais diversos tipos de materiais como vidro, azulejo, madeira, alumínio, tecidos, acrílicos entre muitos outros.