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A concorrência pela exposição dos produtos dentro dos PDV é acirrada. Se houver qualquer falha na estratégia de comunicação, provavelmente, todo o investimento feito em merchandising irá por água abaixo e você não vai ter os resultados esperados.

Para evitar que isso aconteça, listamos cinco importantes passos para executar a campanha de merchandising no PDV de forma assertiva e colher bons frutos.

# 1. Indique o caminho até a sua marca

Uma maneira de usar a comunicação visual a favor do seu projeto de merchandising no PDV é utilizar elementos para facilitar a localização do shopper dentro da loja. Na hora de planejar a disposição dos produtos, o ideal é utilizar uma estratégia que faça o consumidor percorrer por todas as gôndolas e visualizar os produtos disponíveis.

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Porém, vale sempre levar em consideração o perfil do seu público-alvo para definir a estratégia adequada. Os homens, por exemplo, normalmente, não têm paciência para percorrerem o ponto de venda. Portanto, nesse caso, vale criar um ambiente somente com os produtos masculinos.

# 2. Chame atenção para o seu espaço

Se a sua marca está exposta numa loja que trabalhe com outros fornecedores, as ações de merchandising devem ser planejadas de modo a chamar atenção para o seu produto. Para isso, é fundamental entender perfeitamente o perfil e comportamento do seu público-alvo e desenvolver ações assertivas e impactantes para conquistar a atenção dele.

# 3. Informe os objetivos da ação

A comunicação visual no PDV deve ser direta e objetiva. Se a intenção é anunciar um novo produto, a campanha de trade marketing deve priorizar estratégias que valorizem o lançamento. Da mesma maneira que deve-se abusar os materiais de PDV para comunicar uma promoção.

# 4. Valorize os diferenciais do seu produto

Para convencer o shopper que o seu produto ou marca é a melhor opção, crie materiais de PDV informativos. O público precisa conhecer os diferenciais da sua empresa e, por isso, vale a pena caprichar no formato e conteúdo das peças, consideração as informações necessárias para valorizar seu produto.

# 5. Abuse da comunicação visual

A melhor maneira de conhecer seu cliente é entendendo como ele reage diante de cada situação e o que ele, de fato, espera do seu produto. Por isso, invista em ações de merchandising que despertem seus sentidos sensoriais. A criação de elementos visuais bem planejadas nas campanhas de merchandising são uma excelente forma de aguçar a visão. Dependendo do objetivo da sua marca, explore de forma diferenciadas cada sentido e proporcione uma experiência positiva do público com sua empresa.

E você não precisa pensar em tudo sozinho. Busque uma empresa de comunicação visual antenada com as tendências de mercado e, juntos, definam a melhor estratégia para seu negócio.