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Os materiais da sua campanha de merchandising no ponto de venda já estão quase prontos e ao acompanhar os protótipos já deu para perceber que a qualidade está de acordo com o esperado. A ativação no PDV tem tudo para ser um verdadeiro sucesso.

No entanto, para garantir esse resultado é importante não esquecer de um processo fundamental: instalação.

Algumas empresas optam por instalar por conta ou contratar terceiros para instalação dos materiais de pdv, abrindo mão da expertise de uma empresa de comunicação visual. Se esse é seu caso, veja quais são os passos para evitar falhas no projeto.

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#1 – Compartilhe o manual de identidade visual completo

Entregue para todos os pontos de vendas o manual de identidade do projeto de merchandising com os detalhes. O ideal é que neste arquivo esteja determinada a disposição correta e com medidas detalhadas de cada peça no PDV, a lista com todos os materiais que deverão ser utilizados e dicas para fazer a instalação como, por exemplo, para evitar bolhas na hora de colar os adesivos. Neste material é importante ter um book com referências do projeto montado.

# 2 – Alinhe com a equipe

Coordene o processo de instalação com as lojas e certifique-se de que todos estão na “mesma página”, em relação ao prazo da instalação e os cuidados prévios necessários.

# 3 – Solicite o acompanhamento de um responsável

Destinar um profissional para acompanhar a instalação em cada estabelecimento também é uma medida que ajuda a evitar as falhas e garantir o cumprimento do que foi planejado. Por isso, alinhe a estratégia com cada responsável de loja e certifique-se de que a instalação será acompanhada.

# 4 – Cuidados especiais na instalação em shoppings

Muitas ativações de PDV ocorrem em lojas de shoppings. A instalação de materiais nestes locais requer alguns cuidados especiais como, por exemplo:

# Entrar em contato com o estabelecimento e verificar o funcionamento para o processo de instalação no local. Alinhe os processos com antecedência e formalize a solicitação de autorização de entrada;

# Orientar a equipe de instalação para seguir as regras e compartilhar as informações apuradas. É importante passar o nome e a data em que pessoa do estabelecimento lhe forneceu as orientações. Assim, a chance de mal-entendido diminui.

# Trabalhar com uma margem de “erro” de 48 horas no cronograma. Com isso, você ganha tempo para resolver eventuais problemas, solicitar nova autorização ao shopping e não compromete o resultado final.

Porém, não se esqueça: dependendo da complexidade do projeto de merchandising, a melhor escolha a fazer é delegar o processo de instalação para um parceiro que seja especializado e saiba como proceder em cada situação, sem colocar em risco o sucesso da sua campanha. O processo requer envolvimento total, familiaridade com a rotina e somente uma empresa que faz isso diariamente consegue executar sem ou pelo menos com baixo índice de ocorrências.