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Planejamento e organização são premissas valiosas para um projeto bem-sucedido em qualquer área. Nas ações de merchandising no ponto de venda também é preciso ter muita atenção na hora de planejar adequadamente todos os materiais de PDV e as estratégias que serão utilizadas nas campanhas promocionais.

Como a empresa de comunicação visual é peça-chave para o sucesso do projeto é muito importante dedicar um tempo na elaboração do briefing. Afinal, o resultado final depende da qualidade e do comprometimento deste parceiro.

 

Destacamos quatro itens que merecem um aprofundamento na descrição dos detalhes para um alinhamento perfeito com o fornecedor.

Anote esses pontos e coloque em prática no seu dia a dia.

#1. Apresente a sua empresa e visite o fornecedor

Se você está iniciando um relacionamento com o fornecedor é importante apresentar a empresa e visitar o fornecedor, explicando sua atuação e posicionamento no mercado, destacar os principais produtos/serviços oferecidos e entregar o Manual de Identidade Visual, com referências de cores, pantone. Esse passo é importante para inserir a empresa na realidade do negócio.

#2. Explique o objetivo do projeto

Contextualize para o parceiro qual o objetivo do projeto de comunicação visual. Por exemplo, se a empresa vai lançar uma nova campanha em 40 dias e precisa que todos os pontos de venda tenham a mesma identidade visual, informe o fornecedor detalhadamente. Coloque no papel o que você espera, as peças que pretende produzir, discuta a especificação e peça por sugestões. Nesta etapa, liste todas as possíveis limitações e desafios que a empresa de comunicação visual pode encontrar no caminho. Você pode citar, por exemplo, detalhes da arquitetura dos ambientes ou sobre o funcionamento do shopping em determinada região. Tudo isso faz diferença na hora da concepção e realização do projeto.

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#3. Detalhe os materiais

Talvez você trabalhe com uma agência que crie o design dos materiais de PDV. Antes de considerar o projeto finalizado, não esqueça de avaliar com o fornecedor de comunicação visual se o projeto é viável de ser executado. A teoria nem sempre é aplicável na prática. Algumas vezes é necessário fazer modificações para um resultado final satisfatório.

Não esqueça também de detalhar as cores, texturas, espessuras, formatos e tipos de materiais que devem ser usados e mandar o arquivo no formato ideal. Para evitar erros nas tonalidades, entregue amostras impressas com a aplicação da cor que você deseja. Quanto mais referência você fornecer, melhor será o resultado. Por fim, entregue um documento com as especificações e detalhamento de instalações de todos os pontos de venda.

#4. Alinhe os prazos

Antes de definir as datas finais do seu cronograma, entenda com o fornecedor qual o prazo que ele precisa para executar e entregar o projeto perfeitamente. Às vezes, a pressa é inimiga da perfeição e o preço pode ser alto. Se o seu parceiro for uma empresa séria, ele não vai enrolá-lo. Por isso, entenda seu posicionamento e contabilize uma janela no cronograma para eventuais atrasos. Assim, você trabalha com uma margem de tempo confortável.

Investir no briefing é essencial para um projeto surpreendente.